A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) recebeu o Requerimento nº 2932/2024, de autoria do deputado Jarbas Filho, propondo Voto de Congratulações aos empresários Artur Tavares de Melo Neto, Diretor Vice-Presidente do Grupo Olho D’Água, e Renato Cunha, presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar).
Os dois foram premiados na categoria “Mais Influentes da História” durante o MasterCana Norte/Nordeste 2024, realizado em 5 de dezembro.
Na justificativa do requerimento, Jarbas Filho ressaltou que a premiação reconhece a significativa contribuição dos empresários ao setor sucroenergético, beneficiando o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco, especialmente na Mata Norte.
Fortalecimento do setor sucroenergético
“Artur Tavares de Melo Neto e Renato Cunha são exemplos de dedicação ao fortalecimento do setor sucroenergético, promovendo ganhos que vão além da economia, impactando diretamente o progresso regional e o bem-estar da coletividade”, destacou o parlamentar.
Artur Tavares de Melo Neto é reconhecido por sua liderança no Grupo Olho D’Água, enquanto Renato Cunha é uma figura de destaque à frente do Sindaçúcar. Ambos têm papel estratégico na modernização e na sustentabilidade da indústria açucareira e alcooleira da região.
Com três unidades sucroenergéticas e mais de 100 anos de tradição, o Grupo Olho D’Água é uma das referências do setor bioenergético do Nordeste.
Suas três usinas: Central Olho D’Água – PE, Giasa – PB e Comvap – PI, respondem por uma capacidade industrial de moagem de 4,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano. Como resultado, produzem 300 mil toneladas de açúcar refinado, cristal e demerara; 170 milhões de litros de etanol, álcool e aguardente; e geram 80 mil MWh de energia.
A premiação MasterCana, segundo Jarbas Filho, reflete o compromisso de valorizar líderes que impulsionam o desenvolvimento e a inovação no setor sucroenergético. “O trabalho dos homenageados fortalece Pernambuco como referência nacional no segmento”, afirmou.