Mercado

Alcopar e Sescoop oferecem cursos de capacitação

A Alcopar (Associação de Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná) e o Sescoop (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) abriram inscrições para três cursos de aperfeiçoamento profissional voltados para o setor sucroalcooleiro. O início das aulas está previsto para o final de agosto. Cada curso terá 30 vagas.

Dois cursos serão técnicos, para profissionais de nível médio, que já atuam na área agrícola de colheita e plantio mecanizados. As aulas práticas e teóricas serão realizadas em Maringá e Paranavaí. Os cursos têm carga horária de 72 horas.

O outro curso, também com 30 vagas, será de Pós-graduação em Ambiente de Solo, voltado para para gerentes agrícolas e engenheiros agrônomos. Os alunos serão preparados para identificar, amostrar e quantificar as propriedades e limitações físicas dos solos derivados do basalto e arenito caiuá. A carga horária é de 120 horas e as aulas serão ministradas em Maringá e nas usinas.

Sob a coordenação dos professores Edelclaiton Daros e Heroldo Weber, da UFPR (Universidade Federal do Paraná), os três cursos vão exigir freqüência mínima de 85% e aproveitamento de 70%.

Os programas foram elaborados em conjunto com a UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), através da Ridesa (Rede Interuniversitária para Desenvolvimento do Setor Sucroalcooleiro), Fapur (Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ) e usinas.