A Shell Brasil começou a realizar exportações de álcool para os Estados Unidos, aproveitando a forte demanda pelo biocombustível no mercado norte–americano, disse um diretor da companhia.
A empresa, uma das maiores distribuidoras de combustível atuando no Brasil, já fechou embarques de 30 milhões de litros para companhias do próprio grupo nos EUA. O primeiro carregamento de álcool anidro deixou o país na semana passada.
“A gente entende o Brasil como sendo uma fonte supridora estratégica para o programa de biocombustíveis no nível global”, afirmou o diretor de suprimentos da Shell Brasil, Adriano Dalbem.
“Nesse momento, estamos focados nos EUA… o grande apelo é a substituição do MTBE”, disse ele, referindo–se ao aditivo químico Éter Metil Terbutílico usado na gasolina que, por ser poluente, está sendo substituído por álcool no país.
Dalbem afirmou que a intenção da Shell Brasil, subsidiária da Royal Dutch Shell, é exportar 150 milhões de litros de álcool brasileiro até o fim da atual safra de cana–de–açúcar (maio 2006/abril 2007). Todo o volume embarcado este ano deve ter como destino os EUA.
“Quando entrarmos na próxima safra devemos ter uma definição do novo volume, que vai estar relacionado com a velocidade de implementação do blend nos mercados”, disse o diretor da Shell, acrescentando que a operação é nova, mas que ela começou a ser estudada pela empresa no início de 2005.
Dalbem não informou o valor pago pelo álcool, disse apenas que foi negociado com várias usinas no “nível de mercado”. Atualmente, paga–se de US$ 550 a US$ 560 por metro cúbico (mil litros) pelo álcool anidro.