A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag) está apoiando um projeto que tem a finalidade de criar novas alternativas de renda para a agricultura familiar. A entidade realizou ontem, 11 de janeiro, um evento que contou com a participação de representantes da BR Distribuidora e a Alsol – Tecnologia, Engenharia e Comércio de Combustíveis, que assinaram um memorando de entendimentos para a elaboração de projeto de produção, distribuição e comercialização de álcool combustível.
O acordo levará em conta a busca por alternativas ao modelo atual de produção e suprimentos de álcool combustível, a implantação de projetos que garantam aos agricultores familiares o acesso a recursos necessários para o seu desenvolvimento, além da realização de projetos inovadores, descentralizadores e eficientes. A parceria deverá ter a garantia de compra do produto pela BR Distribuidora e a estruturação dos projetos, incluindo fornecimento de tecnologia, engenharia das plantas de produção e armazenagem, estudos agronômicos e de logística, sob a responsabilidade da Alsol.
Segundo informações da assessoria de imprensa da Fetag-RS, o Estado possui aproximadamente 5 mil agricultores familiares ligados a 140 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais que produzem cana-de-açúcar para os mais diversos fins. A cerimônia de assinatura do acordo teve também a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Embrapa, Fepagro, Banco do Brasil, Sicredi, Emater, secretários municipais e prefeitos de diversas cidades.