O diretor da New Energy and Industrial Technology Development Organization (Nedo), Naoki Nishio, visitará na terça-feira (2) o Pólo Nacional de Biocombustíveis, em Piracicaba (SP). Durante a visita será assinado um convênio internacional entre a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) e a organização estatal japonesa para o desenvolvimento de novas energias e tecnologias industriais na área de certificação de álcool, com a contrapartida da Fapesp.
De acordo com o coordenador do pólo, professor Weber Amaral, o projeto permitirá implantar uma estrutura física apropriada para medir a qualidade do etanol. “Será criada uma rede de laboratórios, onde vamos trabalhar na certificação do produto, adequando o álcool produzido no país às condições exigidas pelo Japão”, afirmou. Ele lembrou que o laboratório vai trabalhar em parceria com outras instituições, como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e a Unicamp.
Para dar suporte às ações, a Nedo está repassando US$ 300 mil ao Pólo de Nacional de Biocombustíveis. Esses recursos estão sendo empregados na contratação de pessoal, equipamentos e infra-estrutura. Também será adquirido um laboratório móvel e adaptada uma área nas dependências da ESALQ, onde funcionará o laboratório de certificação de álcool. Criado em 2004, o Pólo de Biocombustíveis desenvolve um programa de estudos e pesquisas, tendo como foco a utilização de biocombustíveis em substituição, ou associado, ao uso dos combustíveis fósseis, por intermédio do Programa Brasileiro de Agricultura Energética. As informações são da assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura.