A divulgação de tecnologias e pesquisas voltadas ao setor de açúcar, álcool e geração de energia é uma das características do Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira (Simtec), que começou ontem no Engenho Central, em Piracicaba, SP e prossegue até sexta-feira, 21 de julho. O evento conta, este ano, com o reforço do Simbio – Simpósio sobre Biotecnologia na Cana-de-Açúcar -, que será realizado durante o Simtec, a partir de uma parceria firmada com a Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz” (Fealq).
O Simbio começa hoje, 19 de julho, às 14h15, com a realização de palestras sobre a obtenção de álcool do bagaço e da palha da cana-de-açúcar por meio do processo de hidrólise. A programação deste simpósio, que será encerrada amanhã, 20 de julho, prevê a apresentação de resultados de pesquisas e estudos voltados à biotecnologia da cultura da cana-de-açúcar, com destaque ao desenvolvimento da planta transgênica, o que abre discussões sobre as perspectivas de comercialização em larga escala, Lei de Biossegurança e impactos ambientais.
As palestras, gratuitas, contam com a participação de pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre outras instituições. Mais informações podem ser obtidas nos sites www.simtec.com.br e www.canatransgenica.com.br .