Marco Antonio Naoum Mazaferro, mestrando em Desenvolvimento Energético Sustentável da Universidade de Calgary, Canada & OLADE – Organização Latino Americana de Energia, em artigo escrito para este site, explica que os países Latino Americanos e Caribenhos vivem hoje um período distinto, cheio de oportunidades para melhora em qualidade do ar, geração de empregos e uma melhor balança comercial.
Segundo o estudante, há a possibilidade de desenvolver uma opção alternativa para os combustíveis fósseis usados nos veículos. “É um período onde as forças que agem a favor de uma mudança estão provando ser maiores que as forças que resistem a esta. O cenário para a mistura de etanol combustível na gasolina é positivo”.
Ele aponta alguns dos direcionadores desta mudança como os preços do petróleo internacional que estão subindo, enquanto a dependência do produto em praticamente todos os países vem acompanhando o mesmo ritmo de crescimento. “Isto contribui para uma balança comercial mais negativa nestas nações ou menos positiva onde a quantidade importada é maior ou mais proxima que a quantidade exportada”, afirma.
Confira o artigo completo sobre a “Mistura de álcool combustível:
Um estudo de viabilidade nos países Latino Americanos e Caribenhos e a proposta de um Guideline”, em “Opiniões” deste site.