Os números de vendas de automóveis mostram que os carros bicombustíveis são mais procurados que os apenas movidos a gasolina. Isso despertou a cobiça de quem quer ganhar dinheiro fácil e aumentou a oferta de álcool adulterado.
Uma pesquisa da Bosch revela que o mais comum é encontrar água e terra misturadas ao combustível. Segundo Fábio Ferreira, gerente de desenvolvimento de produtos da empresa, a água clorada e suja desgasta prematuramente a bomba de combustível e reduz a vida útil dos filtros.
“Esses elementos ajudam o álcool a ficar mais corrosivo. Assim, o veículo consome mais e emite mais poluentes. O motor “engasga” mais facilmente e apresenta perda de desempenho e dificuldade na partida”, aponta o engenheiro.
Se a água representar 30% da mistura, o motorista não consegue dar partida a frio. Com 22% de água, o motor já apresenta um ruído incomum.
A adulteração, porém, não é sentida no bolso só com esses sintomas. Ela exige que o filtro de combustível seja substituído em intervalos menores: o ideal é trocá-lo a cada 10 mil quilômetros. “Há alguns manuais desatualizados. Então, o indicado é se informar na concessionária e saber o período ideal de manutenção”, comenta.
O entupimento do filtro, que pode ser notado quando apresenta fluxo lento, faz com que a bomba de combustível trabalhe com mais força, o que pode resultar na sua queima. O custo de um filtro de combustível é de cerca de R$ 10. O preço médio de uma bomba é de R$ 500.
Metodologia
A Bosch colheu amostras de álcool em postos de todo o Estado de São Paulo e constatou a irregularidade com as características e as propriedades do combustível, depois de testes de teor alcoólico, acidez, condutividade elétrica e presença de cloretos, sulfatos e resíduos.
A partir dessas informações, a empresa preparou combustíveis com as características da adulteração e testou o produto em um motor bicombustível 2.0 de oito válvulas. Foram percorridos 2.000 quilômetros.
O foco do estudo é ampliar o conhecimento sobre os motores flexíveis e alertar as montadoras, os mecânicos e os proprietários sobre a necessidade de haver uma manutenção preventiva.