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Alcooduto poderá retirar até 1,6 mil caminhões das rodovias brasileiras

Um projeto de alcooduto privado, previsto para entrar em operação em meados de 2012, vai trazer uma mudança drástica na forma de transporte do produto no País. O projeto é do grupo Uniduto Logística, que representa 88 usinas de etanol de São Paulo responsáveis por um terço da produção nacional. A estrutura terá 570 quilômetros, que ligarão as principais regiões produtoras de São Paulo com a capital e o litoral, de onde seguirá o álcool para a exportação. O investimento é de US$ 1 bilhão e vai possibilitar o transporte de 17 bilhões de litros de álcool por ano.

Com o início do funcionamento do alcooduto, serão retirados das estradas 1,6 mil caminhões de carroceria dupla, conhecidos como “bitrem”, segundo o presidente da Uniduto, Sergio Van Klaveren. Todo o transporte de etanol, 95% do qual hoje são feitos por rodovias, deve passar para as dutovias, hidrovias e ferrovias. O álcool vai s! e beneficiar de um momento de crescimento, com uma mudança completa da matriz de transporte. A economia inicial no preço do produto será de 25%, disse ontem Klaveren, durante a 7ª Rio Pipeline Conference & Exposition, uma feira que reuniu, ontem e hoje, no Rio de janeiro, as maiores empresas brasileiras e mundiais em transporte por dutos, principalmente na área de petróleo e gás.

De acordo com o presidente da Uniduto, a tendência é aumentar a participação do Brasil neste modal, que atualmente possui 20 mil quilômetros (km) de dutos, incluindo um gasoduto, um oleoduto e um mineroduto, contra 820 mil km dos Estados Unidos e cerca de 300 mil km da Rússia.

Klaveren calcula que a economia com o óleo diesel que deixará de ser utilizado pelos caminhões chegue a 85 milhões de litros por ano. Além disso, segundo ele, a retirada de circulação dos veículos pesados vai contribuir para a manutenção das estradas e a redução do número de acidentes. O início das obras do duto es! tá previsto para meados de 2010.

Petrobras

A Petrobras também planeja operar um alcooduto que se estenderá de regiões produtoras em Goiás ao litoral do Rio de Janeiro, passando pelo Estado de São Paulo. Segundo a assessoria da estatal, o início das obras do projeto, que chegou a ser cogitado para entrar em operação ainda este ano, não tem prazo definido por questões de amadurecimento de mercado e a concessão de licenças ambientais.

Projeto de alcooduto do grupo Uniduto Logística, que representa 88 usinas de etanol e está previsto para entrar em operação em 2012, demandará investimento é de US$ 1 bilhão.