A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp) realiza nesta sexta-feira, 28, debate sobre o setor sucroalcooleiro, agricultura familiar entre outros temas. O principal fator de atenção é a prorrogação na queima da cana, para ir além do previsto, marcado para 2014. O objetivo da entidade é garantir que os trabalhadores assalariados do setor tenham garantias de remanejamento, e desenvolvimento de funções na zona rural, a fim de evitar o aumento nas taxas de desemprego e do êxodo rural.
A convite do presidente da Fetaesp, Braz Albertini, o pré-candidato ao governo do Estado pelo PSDB, Geraldo Alckmin, participa do evento. Outro político convidado, Aloísio Mercadante, do PT, que também está em pré-candidatura para o mesmo cargo, informou que, devido a conflitos na agenda, enviará um representante. Albertini aponta importância da presença desses políticos durante o debate. “Como o fim da queima no corte de cana ocorrerá no próximo mandato do governo paulista, é fundamental que estejam presentes seus futuros representantes para tratar de um assunto que afetará milhões de trabalhadores rurais”, avalia.
O evento será realizado a partir das 9 horas, com a presença do representante de Mercadante, na sede da Fetaesp, km 322 da rodovia Marechal Rondon, município de Agudos, região central do Estado de São Paulo. A participação de Geraldo Alckmin está agendada às 11 horas.