Mercado

Alain Prost vai a Portugal para promover uso do bioetanol

O ex-campeão mundial de Formula 1, Alain Prost, vai estar em Portugal para sensibilizar responsáveis governamentais e o sector para a importância do bioetanol, no âmbito do congresso nacional de produtores de milho.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo (ANPROMIS), Luís Vasconcellos e Souza explica que Alain Prost é presidente do Group Flex Fuel* e está a tentar obter consenso entre a produção de biocombustíveis e a indústria automóvel para a utilização de alternativas ao petróleo.

A utilização de biocombustíveis é um objectivo da União Europeia, e de Portugal, constituindo uma forma de tentar reduzir a dependência energética face a países terceiros.

Alain Prost vai falar aos participantes no congresso acerca do tema “produção de bioetanol numa estratégia europeia de abastecimento energético”.

Segundo Vasconcellos e Souza, além de Prost, estarão presentes no congresso quatro secretários de Estado: da Indústria e Inovação, António Castro Guerra; do Ambiente, Humberto Rosa; do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Rui Nobre Gonçalves; e o Adjunto da Agricultura e Pescas, Luís Vieira.

O V Congresso Nacional do Milho, que decorre até quarta-feira, em Lisboa, conta com a participação de vários especialistas na produção de milho, mas também na área de produção de bioetanol e de biocombustíveis.

Além desta vertente de uso do milho, para combustível, a reunião vai analisar temas que preocupam os produtores deste cereal como a água, a competitividade do sector e as características e desenvolvimento do regadio.

A importância da cultura do milho e da agricultura de regadio no desenvolvimento e na sustentabilidade do mundo rural português e as novas condições do mercado mundial de cereais são os outros temas do Congresso.