Mercado

Alagoas exporta quase metade da produção de álcool

Os negócios externos com o álcool produzido em Alagoas deverão viabilizar a exportação de 250 milhões de litros na safra 2.003/04, praticamente a metade de toda a produção do setor alagoano. A previsão é de Antonio da Silva Frazão Filho, responsável pelas operações externas da Coopertrading, que trata dos negócios externos da Cooperativa dos Produtores e Açúcar e Álcool de Alagoas, e reúne os interesses não só das unidades cooperadas, como também outras que se interessam em realizar exportações.

As primeiras exportações de álcool de Alagoas aconteceram em 2.001, totalizando 113 milhões de litros de álcool. Esse volume aumentou para 184 milhões de litros no ano passado “e estamos atingindo, agora, 250 milhões de litros”, afirma o executivo da coopertrading.

Para ele, a tendência é que as exportações sejam a sustentação para a estabilidade do setor alagoano, que vende 73% de todo açúcar que produz para a Rússia e mais da metade do álcool para a Coréia e Japão, constando outros clientes nos Estados Unidos e Nigéria, por exemplo. O executivo da Coopertrading acrescenta que os negócios externos estão balizando o planejamento das usinas e destilarias de Alagoas, oferecendo alternativas reais de mercados e negócios.

Leia na edição de janeiro do JornalCana Nordeste reportagens sobre a história do setor no Nordeste e os investimentos que estão fazendo as usinas e destilarias nordestinas, e ainda qual política de atuação das entidades representativas.