Mercado

Alagoas começa safra de cana em uma semana

O ritmo é intenso nas usinas e destilarias alagoanas. Nas últimas semanas, técnicos e operários se revezam, 24 horas por dia, para realizar o trabalho de manutenção de máquinas e equipamentos. No campo, a cana-de-açúcar começa a chegar no ponto de colheita. E nas indústrias, eles correm para aprontar as moendas. Está chegando a hora de começar a safra 2003/04.

A expectativa para o início da moagem, na maioria das 28 unidades em operação no Estado, é a partir da segunda quinzena de setembro. Mas, dentro de uma semana, pelo menos uma usina, a João de Deus, de Capela, deve começar a moer, de acordo com previsão da Associação dos Plantadores de Cana-de-açúcar de Alagoas (Asplana).

De acordo com estimativa revisada do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas (Sindaçúcar) vai produzir nesta safra 23,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 2,1 milhões de toneladas de açúcar e 570 milhões de litros de álcool, anidro e hidratado.

A abertura oficial da safra alagoana, no entanto, só deve ser realizada no começo de outubro, quando todas as usinas já estarão moendo. Para a realização do vento, pela primeira vez na história do Estado, o Sindaçúcar/AL está preparando solenidade que terá a participação do ministro da Agricultura e Pecuária, Roberto Rodrigues.

“O ministro, atendendo convite nosso e do governador Ronaldo Lessa, já confirmou que virá para a abertura da safra. Falta apenas confirmar a data”, adianta Pedro Robério de Melo Nogueira, presidente do Sindaçúcar/Alagoas.

Nordeste

A safra de cana-de-açúcar do Nordeste, estimada para o período 2003/04 em 52,3 milhões de toneladas, já começou na maioria dos Estados. Paraíba, que deve produzir 5,1 milhões de toneladas e Rio Grande do Norte, com estimativa de produção de 2,8 milhões de toneladas iniciaram a moagem no começo de agosto.

Pernambuco, com safra prevista de 16,2 milhões de toneladas, começou a moagem essa semana. Nos demais estados da região, o calendário é diferenciado.

Alagoas, que tradicionalmente começa a safra em setembro, é um dos últimos estados do País a ligar as moendas. No centro-sul, responsável por 80% da produção nacional de cana-de-açúcar, a safra, iniciada em abril, deve terminar em novembro deste ano.

Banner Evento Mobile