Mercado

AL bate recorde na exportação de açúcar

No ano em que o setor sucroenergético alagoano teve que enfrentar a instabilidade financeira imposta pela crise econômica mundial, as indústrias do polo agroindustrial canavieiro conseguiram superar as limitações e bateram mais um recorde na exportação de açúcar para o mercado internacional.

De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em 2008, o Estado exportou mais de 1.850.624.325 kg (1,85 milhão de toneladas) de açúcar de cana, em bruto (VHP). O volume exportado, o maior da história de Alagoas, representa um crescimento de 57,8% na comparação com o volume exportado em 2007.

Dos 100 produtos relacionados pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior que são destinados a comercialização nos mercados mundiais, Alagoas exporta apenas 25 itens. Deles, os derivados da cana ocupam as primeiras colocações como os principais produtos comercializados por Alagoas em 2008.

Em 2007, apesar do açúcar VHP ter fechado o ano com uma retração nas exportações, foram comercializadas 1,1 milhão de toneladas para o mercado mundial com um faturamento de US$ 322 milhões (FOB). Todos os derivados da cana foram responsáveis por 88,9% das exportações alagoanas. (Gazeta de Alagoas)