Mercado

Agronegócio: empresários argentinos discutem Mercosul em São Paulo

Um grupo de empresários líderes do setor agropecuário argentino desembarcará em São Paulo no próximo dia 13, onde permanecerá até o dia 17 , para participar do seminário “Construindo o Mercosul”. Encabeçado pelo rei da soja da Argentina, Gustavo Grobocopatel, o grupo também vai se reunir com o ministro de Agricultura do Brasil, Roberto Rodrigues. O primeiro tema de discussão, na terça-feira (14), será sobre “Agronegócios no Brasil e Mercosul como provedor de alimentos ao mundo”, incluindo as principais cadeias e clusters, que ocorrerá na Universidade de São Paulo.

À tarde, os empresários farão uma visita à Perdigão e discutirão o tema: “o crescimento das exportações de carnes do Brasil é um dos processos mais interessantes dos últimos anos na agroindústria mundial”. No dia seguinte, os empresários vão ouvir dissertações de Alexandre Mendonça de Barros, sobre a situação macroeconômica do Brasil, e de representantes da Dedini, fabricante de usinas para biodiesel. Também está prevista uma visita à Bolsa de Mercadoria & Futuros (BM&F, e um jantar com o ex-embaixador do Brasil na Argentina, José Botafogo Gonçalves, atual presidente do Cebri – Centro de Estudos Brasileiros de Relações Internacionais. Na ocasião, haverá uma discussão sobre “o futuro do Mercosul, seus desafios diante da UE e a Alca”.

Na quinta-feira, os argentinos vão ter um café da manhã com os empresários brasileiros do setor moageiro. Participam da reunião Antenor Barros Leal (Moinho Cruzeiro do Sul S.A.); Élcio Alves (Buaiz – Indústia e Comercio); Luiz Martins (Anaconda Ind. e Agrícola de Cereais S.A.); e Roland Guth (Moinho Carlos Guth). Em seguida, ouvirão o diretor executivo da Abitrigo, Samuel Hosken, sobre o “futuro do negócio do trigo no Mercosul” , e visitarão a Harinanet, sócio do Grupo Los Grobo, onde formaram a Unigral, a rede de distribuição de farinhas de trigo do empresário Gustavo Grobocopatel. O grupo visitará ainda a Semco, empresa de desenvolvimento de talentos e inovação organizacional nos negócios. À noite, os empresários argentinos encerrarão a visita ao Brasil com um jantar com o ministro de Agricultura, Roberto Rodrigues.

Banner Evento Mobile