Com a estimativa de movimentar R$ 200 milhões em negócios e atrair um público em torno de 25 mil visitantes, começa hoje, 22 de maio e prossegue até sábado, 26 de maio, a Agrishow Luís Eduardo Magalhães 2007 (Agrishow LEM), que é considerada a maior feira de agronegócios da Bahia. Além de ser um evento importante para a economia da região do município de Luís Eduardo Magalhães, a feira representa uma retomada do crescimento do agronegócio no Estado, principalmente no Oeste da Bahia. O parque que abriga a Agrishow LEM 2007, batizado de Fazenda Agrishow, conta com uma área para a exposição de mais de 90 empresas de máquinas, implementos e insumos agrícolas.
A programação de exposições dinâmicas é outra atração da feira. Máquinas e implementos vão demonstrar o seu potencial no preparo do solo, aplicações de defensivos agrícolas, plantio direto, terraplanagem, entre outras atividades. A Agrishow tem plots experimentais plantados com cana-de-açúcar, soja milho, café, pastagens e girassol. Com a realização de dois leilões de animais de alta qualidade genética, a pecuária terá também espaço na Agrishow LEM. A feira contará ainda com a presença de investidores interessados na região, principalmente grupos estrangeiros que pretendem produzir biocombustíveis no cerrado baiano. Aliás, essa atividade será um dos destaques da programação de palestras. O engenheiro químico Diogo Almeida realiza hoje, amanhã, quinta e sexta-feira, às 16h, uma série de palestras sobre “Refino do biodiesel e processo legal de produção”.
O professor da Universidade do Ceará, Expedito Parente, falará sobre biodiesel amanhã, 23 de maio, às 8h30. A Brasil Ecodiesel fará três palestras sobre produção de biocombustíveis, sempre às 11h45: amanhã, 23 de maio, sobre cultura da mamona; na quinta-feira, 24 de maio, sobre cultura do girassol e na sexta-feira, sobre mercado do biodiesel. O engenheiro químico Gian Siagenini, da Global Ag Biodiesel, falará na quinta-feira, a partir das 10h45, sobre a produção do biodiesel como alternativa para o Oeste da Bahia. Outras informações sobre o evento no site www.agrishow.com.br/lem/index.asp .