Mercado

Agrishow - Governo paulista lança campanha contra aftosa

A campanha de vacinação contra a febre aftosa no Estado de São Paulo foi lançada no feriado desta quinta-feira, durante a Agrishow, evento que termina amanhã (3), em Ribeirão Preto, SP. De acordo com o secretário de agricultura e abastecimento de São Paulo, João Sampaio, 12 milhões de cabeça de gado deverão ser vacinadas – quase a totalidade do rebanho.

Os proprietários do gado paulista deverão vacinar os rebanhos até o dia 31 de maio. São Paulo não registra casos de aftosa há 12 anos, mas também sofre prejuízos com embargos da União Européia. Pelo menos 55 frigoríficos exportadores e 156 mil pecuaristas sofrem as conseqüências da medida.

Os pecuaristas têm até o dia 9 de junho para comprovar a vacinação na unidade de Defesa Agropecuária do município ou região. Quem não cumprir o prazo pagará multa de 3 Ufesps (R$ 44,64) por cabeça. O pecuarista que não vacinar o gado pode amargar multa de 5 Ufesps (R$ 74,40).

Na última campanha, realizada em novembro de 2007, o Estado de São Paulo vacinou 99,18% do rebanho total, que chega a 12 milhões de cabeças.