Mercado

Agrishow - Etanol ganha mais destaque na feira

O presidente do Conselho Consultivo da Agrishow e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse que pretende estabelecer uma visão estratégica para o evento, com a criação de outras duas “feiras” paralelas.

Sem injetar dinheiro, alterar plano de arrecadação ou fazer lobby, segundo Rodrigues, a idéia é estimular as discussões sobre questões ambientais e sua relação com o setor agrícola. Outra bandeira de Rodrigues fica por conta dos biocombustíveis e a criação de uma estratégia nacional para a área.

“Queremos trazer para dentro do setor rural e do agronegócio a questão ambiental, de maneira positiva e pró-ativa. Vamos trabalhar muito mais com essa estratégia de longo prazo”, disse. Rodrigues foi contratado pela Abimaq para presidir a Agrishow.

Em relação aos biocombustíveis, em especial o etanol, Rodrigues afirma que o tema já mobiliza 11 ministérios e ganha cada vez mais destaque nas discussões internacionais, porém reconhece a falta de definições básicas para que o setor ser torne estratégico no País.

“Estou pensando em montar um projeto que tenha uma espécie de centro de agroenergia, pelo menos de formação de políticas, agregando todos os atores que estão trabalhando nessa área, no mesmo lugar da Agrishow”, disse.