Com o objetico de desenvolver em conjunto novas tecnologias na colheita mecanizada de cana-de-açúcar, o CTC – Centro de Tecnologia Canavieira e a New Holland, assinaram na manhã desta quinta, 29, um acordo durante a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP). As duas empresas pretendem sobretudo, criar um novo sistema de enfardamento, para recolhimento parcial da palha e aumento da biomassa.
O diretor superintendente, Nilson Zaramella Boeta, o diretor de pesquisa e desenvolvimento, Tadeu Andrade e o diretor de mercados e oportunidades, Osmar Figueiredo Filho representaram o CTC na solenidade. “A finalidade da parceria é integrar o conhecimento do CTC na área sucroenergética com a tecnologia de ponta da New Holland no desenvolvimento de máquinas e equipamentos para o agronegócio”, resume Boeta.
Ele explica que as duas empresas mobilizarão seus especialistas em um amplo projeto de pesquisa, que, bem-sucedido, resultará em ganhos representativos no aproveitamento da biomassa da cana-de-açúcar no processo de cogeração de energia. “Nos dias de hoje, a baixa eficiência dos sistemas disponíveis para recolhimento da palha faz com que esta matéria-prima seja deixada na lavoura, o que, na prática, equivale a um desperdício de energia. CTC e New Holland trabalharão para reverter esse cenário, reduzir custos no processo de coleta da palha e obter ganhos na cogeração”, explica Boeta. “Também estão contemplados no projeto importantes estudos aplicados ao manejo agrícola e ao aprimoramento de instalações para processamento da biomassa”, conclui o executivo.