Depois da troca de comando, o Ministério da Agricultura passa por novas mudanças. O ministro Luís Carlos Guedes Pinto escolheu ontem o nome do secretário executivo. O escolhido é Luiz Gomes, que acompanha Guedes Pinto desde que ele presidia a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Gomes, engenheiro agrônomo formado pela Universidade de Viçosa (MG) em 1968, ocupava o cargo de diretor de programas da secretaria-executiva. Ele é pesquisador concursado da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde a fundação.
Outra substituição acontecerá na Secretaria de Política Agrícola, um das mais importantes do ministério por ser responsável pela elaboração da política de apoio à comercialização de grãos. O atual secretário, Ivan Wedekin, pediu demissão do cargo na manhã de ontem e alegou motivos pessoais para justificar o pedido. O secretário, que coordena a política agrícola desde o começo do governo Lula, vinha se queixando da dificuldade em levar adiante os projetos desenvolvidos pela secretaria. “O governo é ingovernável” teria confidenciado Wedekin a mais de um assessor.
Ao lado do ex-ministro Roberto Rodrigues, Wedekin negociava com a área econômica do governo os pacotes de ajuda ao setor agrícola e os planos de safras anunciados a cada ano. Em substituição a Wedekin, assumirá Edílson Guimarães, funcionário de carreira do ministério desde 1976. A escolha feita por Guedes Pinto para a secretaria foi técnica. Guimarães é um técnicos que auxiliavam o secretário e o ministro nas discussões com o Ministério da Fazenda.
Wedekin era considerado no ministério como um dos principais assessores e também confidente do ex-ministro Rodrigues. “Eles têm uma sintonia fina. São amigos”, disse um técnico. Essa “sintonia fina”, no entanto, não ocorre no relacionamento entre Wedekin e Guedes Pinto, o que teria feito o secretário pedir demissão do cargo. Por várias vezes, Wedekin teria sinalizado a Rodrigues que queria deixar o cargo, pois teria recebido convites para trabalhar na iniciativa privada. Mas, lembrando a amizade entre os dois, Rodrigues teria pedido para que ele ficasse. Os dois têm até mesmo um livro publicado em parceria.