Mercado

Agora, Argentina também terá biodiesel disponível em postos

A multinacional petrolífera Repsol YPF anunciou ontem a colocação em venda de um biocombustível gerado por meio da mistura de diesel comum a biodiesel. É a primeira vez que essa espécie de combustível será comercializada em postos de abastecimento da Argentina.

O biocombustível será vendido inicialmente somente em dois postos da Grande Buenos Aires, mas a empresa pretende expandir rapidamente a oferta. O preço do combustível, de 1,90 peso (R$ 1,25) por litro, ficará 32% acima do cobrado pelo diesel comum, mas a Repsol YPF se comprometeu a vendê-lo pelo mesmo preço caso os consumidores só encontrem biodiesel nos postos.

O anúncio da venda de biocombustível ocorreu no mesmo dia em que o ex-vice-presidente americano Al Gore participou na cidade de um congresso sobre biocombustíveis. Gore, que ganhou projeção como militante ambiental com o filme “Uma Verdade Inconveniente”, sobre o aquecimento global, fez a palestra de encerramento do seminário.

Ontem, o ministro da Indústria, Miguel Peirano, afirmou que a Argentina tem produção de oleaginosas para produzir biodiesel sem afetar a oferta de alimentos.