As tecnologias ajudam o produtor a driblar os incômodos causados pelo excesso da chuva, mas para vencer esse período difícil é preciso fazer um investimento principalmente na saúde física do solo. Uma das estratégias, segundo o engenheiro agrônomo Blair de Moura Aquino, é um solo bem trabalhado com adubação verde, por exemplo, que garante a drenagem da água da chuva de forma eficiente.
A adubação verde consiste em utilizar plantas em rotação, sucessão ou consorciação com as culturas principais, incorporando-as ao solo ou deixando-as na superfície, para proteção e melhoria das características físicas, químicas e biológicas do solo.
A adubação bem feita é outra das alternativas para manter o solo propício e ideal para o plantio, mesmo sob chuva. Uma boa calagem e adubação e acréscimo de foliares é base de cálcio ajudam os produtores nesta época do ano, quando é comum ocorrer chuva forte seguida de sol. O calor aliado à umidade também favorece o aparecimento de algumas doenças. O ideal, portanto, é recorrer a produtos preventivos, já que essas doenças podem causar a podridão. Para prevenir, o engenheiro receita aplicação de bactericidas.