A companhia americana Archer Daniels Midland (ADM) deverá fazer investimentos em usina de álcool no Estado de Goiás. Segundo o secretário de Indústria e Comércio do Estado, Luiz Medeiros, a ADM assinou protocolo de intenções para investir no Estado.
Segundo fontes do setor, a empresa deverá se associar ao grupo Cabrera para construir uma usina em Jataí, no Sudoeste de Goiás. Outra unidade também está em estudos no mesmo Estado. A ADM assinou um pré-acordo com o grupo Cabrera e deverá definir os investimentos nas próximas semanas.
Se confirmados os investimentos, a gigante americana poderá ser sócia de dois projetos de usinas de álcool, que prevêem moagem de 3 milhões a 4 milhões de toneladas cada uma. A primeira unidade deverá entrar em operação em 2010.
Segundo André Rocha, presidente do Sindicato das Indústrias de Açúcar e Álcool de Goiás, a americana ADM já tinha demonstrado interesse em investir no Estado.
Procurada, a companhia informou, por meio de sua assessoria, que o grupo mantém “constante interesse no mercado brasileiro e no setor de açúcar e álcool. No entanto, ressalta que não há qualquer acordo firmado, no momento”.