O mercado de açúcar na Nybot segue bastante técnico e mais cauteloso, com os fundos ficando à margem do mercado ontem.
Desta forma, sem a sustentação das compras especulativas, as vendas de origem em torno de 8,30 cents, base outubro, conseguiram deixar o mercado um pouco mais pressionado.
Com um posicionamento dos fundos e especuladores ultrapassando o saldo líquido de 100 mil lotes, os fundos estão passando a reduzir o volume de compras e uma realização de lucros por parte dos fundo pode ocorrer à medida que o mercado fica cada vez mais sobrecomprado.
Porém, fundamentalmente, o mercado é sustentado, seja pela quebra da safra da Índia que deve levar o país de volta ao mercado comprador ou pela própria redução das exportações por parte do Brasil. Se as chuvas continuarem caindo no Centro-sul, não haverá tempo hábil para terminar a colheita e perto de 9 milhões de toneladas de cana podem ficar em pé.
Ao longo da menor oferta de açúcar para exportação, o aumento das exportações de álcool também contribuem para deixar o mercado mais ajustado no médio e longo prazo. No curto, segundo analistas, a alta ainda é especulativa e uma realização de até 40 pontos não seria surpresa.
No mercado interno, o fato de grande parte do produto estar sendo direcionado para o exterior faz com que os preços fiquem firmes. A saca é negociada até a R$ 29 no interior paulista. O Indicador Esalq fechou o dia de ontem com nova alta a R$ 28,12.