Mercado

Açúcar interrompe queda e sobe 2,1%

Momento de baixa cessa e preços voltam a subir com demanda elevada. Depois de duas semanas com quedas quase diárias, os preços de contratos futuros do açúcar tiveram um recuperação ontem. O preço da commodity para contratos com vencimento em março fechou o dia valendo 13,44 centavos de dólar por libra-peso na Bolsa de Nova York, com alta de 2,1% em relação à segunda-feira.

Embora o preço do açúcar esteja bem mais alto do que a média histórica, de cerca de 6,5 centavos de dólar por libra-peso, houve um limite de queda na segunda-feira. “Um dos motivadores deste momento de baixa que antecedeu a alta de ontem foi que, apesar de os estoques mundiais estarem reduzidos, houve percepção do mercado de que os grandes compradores mundiais, como a China, estão com estoques internos altos”, disse o analista da Agroconsult Fábio Meneghin.

Segundo o analista, o preço da commodity estava muito valorizado antes das quedas que ocorreram nas últimas semanas. Isso porque o mercado internacional está olhando muito para a safra brasileira de cana-de-açúcar que, “embora deva ser muito boa, será mais alcooleira do que açucareira”, alerta Meneghin.

Apesar de a tendência de preços seguir de alta, as cotações não devem alcançar, segundo analistas, o pico de 22 centavos de dólar por libra-peso, recorde histórico que ocorreu no final do ano passado.

Café

O preço dos contratos futuros do café com vencimento em setembro na Bolsa de Nova York subiu 2,08% ontem. As cotações encerraram o dia valendo 102,85 centavos de dólar por libra-peso. Segundo analistas, houve uma correção de posições após as quedas de preços que apresentada nos dois pregões anteriores.