Desde 1.999 a Açúcar Guarani vem automatizando sua área de Compras, entendendo ter essa área um forte potencial de redução de custos, portanto uma área bastante estratégica. Primeiramente foi feito um trabalho de estruturação interna dos cadastros de materiais, divididos em famílias/grupos e vinculados (cada grupo) aos seus respectivos compradores e fornecedores.
Isso possibilitou que a Guarani desenvolvesse e implantasse com sucesso seu módulo de E-Procurement, automatizando todo o processo de compras, desde a emissão de uma Requisição de Compra por um funcionário qualquer, até o recebimento do Pedido de Compras pelo fornecedor vencedor da cotação. Entre esses dois momentos, todas as atividades foram automatizadas, com o auxílio da Internet, em um sistema que exigiu muito pouco dos fornecedores, portanto sem nenhuma ocorrência de resistência ou problemas aos que vendem para a Guarani. Bastava que o fornecedor tivesse apenas um computador com acesso à Internet e um endereço eletrônico (E-Mail).
Após esse módulo – E-Procurement – implantado e plenamente aceito pelos fornecedores da Guarani, tendo inclusive levado a Guarani a participar de vários congressos sobre o assunto, para apresentar sua solução, deu-se início a segunda fase do projeto, que contemplava a modalidade de Contratos de Compras.
Com a experiência ganha com o E-Procurement, além de várias sugestões positivas de seus fornecedores, foi desenvolvido e implantado o módulo de Contratos de Compras, onde, em uma única negociação, é firmado um acordo de compras entre a Guarani e o fornecedor vencedor da cotação, de todos os materiais de uma determinada família / grupo de materiais. A partir daí, qualquer Requisição de Compra emitida por um funcionário, transforma-se automaticamente em uma “Autorização de Entrega” para o fornecedor, eliminando todas as fases e burocracias de uma compra tradicional.
Ampliando o relacionamento com seus fornecedores, a Açúcar Guarani, dentro de seu amplo projeto de SRM (Supply Relationship Management), construiu a base de dados para seu mais recente módulo, implantado no dia 1º de março último: o Strategic Sourcing. Os fornecedores foram enquadrados dentro de uma matriz com pesos diferenciados, conforme os produtos negociados.
Os materiais foram classificados em “Simples Aquisição”, “Itens Críticos”, “Itens de Livre Concorrência” e “Itens Estratégicos”. Todos os fornecedores receberam uma pontuação única, que vai decrescendo conforme seu desempenho, obedecendo a vários requisitos, como: “Atendimento (resposta às cotações)”; “Competitividade (venda ganha)”; “Pontualidade”; “Não Conformidade”; “Qualidade”, etc.
Com isso, a Guarani pode ter um ranking de seus fornecedores, e estes podem acompanhar, de forma on-line através da Internet, sua pontuação, chegando ao nível de saber em quais quesitos e quando ocorreram perdas de pontuação. E essa pontuação obedece a uma escala que classifica um fornecedor nas seguintes qualificações: “Plena”; “Especial”; “Com Restrição”; “Suspenso” ou “Reprovado”.
Com mais essa inovação, em um trabalho conjunto entre as suas áreas de Suprimentos e de Informática, a Açúcar Guarani dá mais um passo no sentido de se diferenciar no setor sucroalcooleiro e no mercado como um todo, passando a ter um sistema de Compras que, além de ágil e compatível com os atuais recursos da tecnologia, permite um relacionamento pró-ativo e transparente com os seus fornecedores.
Um maior detalhamento do Strategic Sourcing Guarani pode ser conseguido no site www.acucarguarani.com.br, opção “Fornecedores de Materiais e Insumos”, e clicando em “Como Conhecer o S.R.F. – Sistema de Relacionamento com os Fornecedores”.
Quem se interessar em conhecer mais sobre o sistema poderá contatar o gerente de Suprimentos da Guarani, Paulo Vasconcellos, ou o gerente de Informática, Carlos Alberto Rodrigues de Barros.