Mercado

Açúcar é atração de festival no interior da PB

O açúcar é o ingrediente principal do Festival Gastronômico Civilização do Açúcar que é realizado simultaneamente ao Caminhos do Frio 2010, em Areia (PB). O evento, que já acontece desde o dia 19, se prolonga até o dia 25 (domingo) e expõe 15 deliciosas receitas a base de cachaça, rapadura e mel de engenho. Os ingredientes proporcionam aos degustadores um mergulho pelas raízes históricas da cidade.

Um exemplo de resgate histórico é o Engenho Laranjeiras, na Zona Rural da cidade, que oferece o prato Carne de Sol de Engenho, que leva em sua preparação mel de engenho, pimenta e queijo de coalho. Já para os amantes do doce da rapadura, a opção é o Engenho Bujari, que evidencia umas das frutas mais abundantes na região em seu prato principal: a jaca.

Para os amantes do doce o Festival preparou delícias como a Tapioca na Neblina, que leva rapadura aerada ao leite e banana no seu preparo, além da broa “O Quebra”, preparada com farinha de trigo, açúcar, fubá de milho, ovos, leite e calda de rapadura com banana e cerejas.

No roteiro das delicias estão ainda presentes, entre outras receitas, o Pastel Kachaqueibana, a Pizza Tropeira e a Costela de Porco Banguê, receita preparada para o evento, que é regada ao molho de maracujá e cachaça com o complemento de bananas carameladas no mel. O prato “Arroz de Bode à Sinhá Moça” possui em sua composição carne de bode flambada na cachaça e acompanhamento de arroz regado com mel de engenho do tipo Baião de Dois.

Regina Amorim, gestora do Projeto de Turismo do Sebrae na Paraíba, explica que todas as receitas apresentam um sabor que remonta a cultura do tempo do ciclo da cana-de-açúcar. “Areia representa muito bem essa nossa história, com a presença de engenhos de fogo vivo que o visitante também pode conferir de perto”, afirma.