Mercado

Açúcar e álcool terão novo porto em Ilhéus, na Bahia

O escoamento de álcool e de açúcar produzidos pelas fábricas da Bahia vai ganhar mais estrutura com a implantação do Porto Sul, um novo Complexo Portuário a ser implantado em Ilhéus. Segundo a assessoria do governo baiano, a estrutura deverá solucionar o atual gargalo existente nas demais instalações portuárias instaladas em Salvador, Aratu e em Ilhéus.

O Diário Oficial publicou na edição da última quarta-feira (20) o decreto que desapropria a área onde será construído o novo porto e o Pólo Industrial de Serviços, localizado na Rodovia Ilhéus-Itacaré com aproximadamente 18 mil metros quadrados.

Com o novo porto, o estado pretende se reintegrar aos grandes eixos territoriais de desenvolvimento da produção no país – fazendo a conexão de toda a Região Centro-oeste à costa atlântica, criando um novo corredor de comércio exterior (exportações e também importações) agregado a novos pólos industriais, comércio e serviços.

Reforço

O porto vai receber ainda o reforço do novo aeroporto que será construído na mesma rodovia, no lado oposto da via. O Complexo Portuário tornará viável a exploração de minério de ferro da grande jazida localizada no município de Caetité, e completará também o projeto intermodal de construção da Ferrovia de Integração Oeste-leste, desde os Estados de Mato Grosso e Tocantins.

A exploração do ferro de Caetité e a Ferrovia de Integração Oeste-leste terão um forte impacto na economia baiana. A estimativa de inversão de capital corresponde a mais de R$ 4 bilhões, no próximo triênio 2008-2011, além da criação de muitos postos de trabalho.

Ainda em sua primeira fase o Porto Sul deve receber, além do ferro de Caetité (25 milhões de toneladas anuais), volumes potenciais de outros jazimentos minerais espalhados pelo território do estado, grãos de todo o oeste, celulose e rochas ornamentais baianas e, também, fertilizantes, que fariam o frete de retorno na ferrovia rumo oeste.