A cidade de Barra Bonita, que é conhecida por seu potencial turístico, tem como ponto forte de sua economia o setor sucroalcooleiro, com a produção de açúcar e álcool pela Usina da Barra, uma das maiores produtoras de açúcar e álcool do mundo, atualmente pertencente ao grupo Cosan.
O presidente da Câmara Municipal da cidade, Antonio Marcos Gava Junior (PSB), afirma que a usina, uma das principais empregadoras do município, tinha 10 mil funcionários quando pertencia à família Ometo. Segundo Junior, quando a Cosan comprou a indústria, há quatro anos, enxugou o seu quadro de funcionários e, atualmente, emprega cerca de 3 mil pessoas. Segundo ele, nos últimos anos, 40 fábricas de telha e tijolos encerraram suas atividades em Barra Bonita, restando somente cinco, devido à dificuldade na extração de argila nas redondezas. Outras empresas que fabricavam cerâmica branca mudaram para a região de Rio Claro Piracicaba, devido à proximidade com o Gasoduto Brasil-Bolívia.
Eclusa do Tietê
O turismo local é grande em função do passeio fluvial pelo rio Tietê. O turista passa pela experiência de vencer a eclusa da cidade — a primeira a funcionar na América Latina — através da qual é feita a transposição do desnível de 26 metros, entre a vazante do rio Tietê e a Bacia de Acumulação da Hidrelétrica, permitindo a passagem dos barcos.