Mercado

Açúcar de fora do acordo com países Andinos

Mais uma vez o açúcar pode ficar de fora das pautas de negociação de integração regional entre o Mercosul e países Andinos. Segundo uma fonte do governo, a Colômbia pediu para que o açúcar fosse excluído do acordo, assim como produtos à base de açúcar.

Os países do Mercosul e Andinos estão em negociação para um acordo de livre comércio e têm até o final deste mês para aparar as arestas. Os colombianos também fizeram exigências para a Argentina, pedindo a exclusão do trigo e de produtos derivados do cereal, afirmou Antonio Carlos Costa, assessor do Ministério da Agricultura para área de negociações internacionais.

As exigências colombianas provocaram fortes críticas do setor sucroalcooleiro. Segundo Para Eduardo Pereira de Carvalho, presidente da União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (Unica), o Brasil não pode ceder às imposições impostas pela Colômbia. Para Carvalho, seria mais um passo para que o Brasil se complique nas negociações da Alca (Área de Livre Comércio das Américas). “Nem sequer fomos convidados para participar dessas negociações”, afirmou.

Carvalho também fez duras críticas ao Itamaraty, afirmando que há os representantes do Ministério de Relações Exteriores não trabalham em sintonia.

Para o Ministério da Agricultura, o Brasil vai fazer de tudo para evitar que o acordo termine com a posição favorável à Colômbia. O governo, segundo ele, propôs um prazo maior de desgravação, de 18 anos, para que a Colômbia descarte a exclusão.