Mercado

Açúcar cristal tem maior oferta interna

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – ESALQ/USP, os preços dos produtos do setor sucroalcooleiro apresentaram uma ligeira redução ao longo do mês de novembro, embora ainda venham se sustentando em patamares historicamente elevados. No caso do açúcar cristal (saca 50kg), observou-se um aumento da oferta para o mercado interno com redução de preços.

Essa elevação do volume foi promovida pelas vendas de algumas poucas unidades produtoras com necessidade de caixa, mas suficientes para impactar o preço médio do mercado, dado o número limitado de negociações que têm sido efetivadas. Os consumidores mantiveram-se reticentes por considerarem o preço ainda muito elevado.

No mercado de açúcar refinado, os preços também apresentaram uma alta expressiva, particularmente nos meses de outubro e novembro, tendo sido alvo de forte campanha negativa na mídia promovida pelo segmento varejista contra os produtores.

Os preços do açúcar refinado e cristal empacotado em valor nominal apresentaram um incremento expressivo ao longo dos meses de outubro e novembro. Em termos reais, o aumento apresentado pelos preços chegou a ultrapassar os valores alcançados em janeiro de 2002.

Nos mercados de álcool combustível, a oferta tem sido “justa”, prevalecendo, no entanto, expectativas de que não deverá faltar produto para abastecer o mercado até a próxima safra. A oferta restrita tem mantido o patamar de preços em níveis relativamente constantes.

Banner Evento Mobile