Mercado

Açúcar, café e soja do Brasil são destaque

Açúcar, café e soja do Brasil estiveram entre os destaques da maior feira mundial de orgânicos, a Biofach, encerrada no domingo em Nurembergue, na Alemanha.

Apesar da grande variedade de orgânicos do Brasil trazidos à feira no sul da Alemanha (concentrados de frutas, verduras, arroz, mel, entre outros), o interesse concentrou-se em açúcar, café e soja em grão. “As negociações com os produtores devem se estender nos próximos três meses”, explica o presidente do Instituto Biodinâmico (IBD), Dennis Ditchfield.

O mercado de produtos em harmonia com a natureza está em crescimento principalmente nos grandes centros alemães. No ano passado, o setor foi responsável por um faturamento da ordem de 3 bilhões de euros.

O grupo verde-e-amarelo, composto de 22 expositores e 18 representantes de projetos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) paulista, foi organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK – São Paulo), em conjunto com a Agência de Promoção das Exportações, o Instituto Biodinâmico e o portal Planeta Orgânico.

Fizeram parte das empresas expositoras até mesmo pequenos produtores de assentamentos vinculados a agências regionais de comercialização, particularmente as localizadas na Amazônia (Arcoamazon).

A participação brasileira faz parte de um projeto que tem por objetivo a colocação dos produtos brasileiros no mercado alemão. A iniciativa engloba, entre outras coisas, a organização de seminários, pesquisa de mercado, apoio logístico, encontros, visitas agendadas e rodadas de negócio para divulgar o produto orgânico brasileiro na Alemanha.

A diretora do Departamento de Feiras da AHK mostrou-se surpresa com a variedade, após a visita do grupo a supermercados alemães. “Nosso pessoal está encantado. Infelizmente, no Brasil ainda temos um público pequeno. Embora nossos produtos orgânicos tenham excelente qualidade, eles são três a quatro vezes mais caros que os convencionais.”

(Panorama Brasil)

Banner Revistas Mobile