Mercado

Abimaq aponta preocupação com engavetamento de projetos

Sem revelar as previsões para o desempenho do setor em 2009, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) revelou hoje preocupação com o aumento do engavetamento de projetos pelas empresas, já citando alguns dos setores que têm apontado esta tendência.

De acordo com o vice-presidente da entidade, Carlos Pastoriza, o setor de siderurgia deverá diminuir a intenção de aportes neste ano, a exemplo do que já vem sendo demonstrado pelos segmentos de açúcar e álcool e de máquinas-ferramenta. No sentido contrário, o setor de óleo e gás é visto como um dos que não sentiu os efeitos da crise, assim como áreas que fazem parte do

Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como saneamento e infraestrutura. “A maioria dos segmentos sentiu a crise. A retomada dos investimentos é fundamental”, enfatizou Pastoriza.

Com uma série de reivindicações dirigidas ao governo, como a desoneração total dos investimentos e um volume maior de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), voltados para o capital de giro das empresas, o próximo encontro da Abimaq – com membros da equipe econômica – acontecerá no dia 4 de fevereiro.

Segundo o executivo, uma queda “muito forte” da Selic, atualmente em 12,75% ao ano, para o patamar de um dígito, e uma posição do governo “forçando os bancos a serem mais audaciosos na concessão de crédito” resolveria boa parte da crise no País. (Beatriz Cutait)