A Votorantim Novos Negócios (VNN) anunciou a fusão entre a Tivit, especializada em serviços de outsourcing (terceirização de serviços no exterior) e de tecnologia da informação (TI), com a Telefutura, empresa de contact center e soluções de relacionamento. Ambas as companhias já tinham a maior parte das ações controladas pela VNN, com 100% e 40%, respectivamente. A nova empresa, que mantém o nome Tivit, tem 72,1% das ações controladas pela VNN, 12,4% pelo Banco Pátria e 15,5% pelos fundadores da Telefutura.
A operação, feita por meio de troca de ações, resulta na criação da primeira empresa brasileira capaz de fornecer serviços integrados de TI, contact center e outsourcing. “Nosso objetivo, além de oferecer uma gama maior de produtos e serviços para os atuais clientes e conquistar mais empresas no mercado interno, é internacionalizar as operações para concorrer, em pé de igualdade, com as principais empresas do setor, como as indianas”, afirma Paulo Henrique de Oliveira Santos, presidente da VNN. Atualmente, a Índia domina 80% do mercado de outsorcing.
A empresa prevê um faturamento de 700 milhões de reais em 2007 e a aquisição de outras companhias, com o objetivo de ampliar a participação no mercado. De acordo com a VNN, a fusão resultará na criação de 3 mil novos postos de trabalho.
A nova Tivit passa a responder por cerca de 70% do faturamento da VNN. Apenas neste ano serão investidos cerca de 100 milhões de reais na empresa, valor 50% maior do que foi destinado às duas companhias no ano passado. – Por Eliane Scardovelli