Mercado

A UE não vai ser capaz de cumprir as metas relativas ao uso de Energias Renováveis

Segundo a WWF, 2 anos após a adoção das diretrizes que regulamentam as Energias Renováveis, os países membros da UE não vão conseguir atingir as metas relativas à utilização de Energias Renováveis no mix energético nacional. O objetivo de ter 22% da eletricidade proveniente de fontes renováveis em 2010 está ainda longe de ser atingido. Segundo a mesma entidade, o valor possível de ser atingido situa-se nos 17%.

O Reino Unido, Itália e a Grécia são os países que mais se afastam da respectiva meta nacional e a Alemanha e a vizinha Espanha são os mais empenhados e os mais rápidos a implementar legislação no sentido de promover o uso dos Renováveis. No entanto, nenhum dos países membros irá atingir o seu objetivo nacional.

Este estudo veio na hora certa quando os Estados Membros tem de reportar à Comissão o seu progresso e tem ainda até 27 de Outubro para transpor as diretrizes dos Renováveis para as leis de cada país.

O estudo evidencia uma falta de empenho geral e uma ausência de políticas efetiva para a promoção dos Renováveis. As medidas que permitirão aos Renováveis entrar no mercado são ainda insuficientes quando não inexistentes. Apenas a Espanha e a Alemanha introduziram com sucesso um sistema de incentivos, mas existem outros países membros que deverão seguir o mesmo caminho. Outras medidas recomendadas incluem a prioridade no acesso à rede, redução da burocracia para pequenos produtores e tornar claro e rápido os processos de planejamento.

A WWF sugere que a UE comece a desenvolver formas de obrigar os países membros legalmente a cumprir os objetivos traçados, em oposição ao sistema voluntário atualmente em vigor e que deve subir a meta para 25% de renováveis relativo a todas as formas de energia até 2020.