Mercado

A questão da agricultura na Alca

O protecionismo americano é um dos maiores obstáculos a serem enfrentados na negociação da Alca. A tarifa média aplicada aos 15 principais produtos de exportação brasileiros aos EUA é 46%, ao passo que a tarifa média brasileira aplicada aos 15 principais produtos norte-americanos importados pelo Brasil é de 14%.

Se por um lado os grupos de interesses políticos e econômicos dentro dos EUA tornam as perspectivas de liberalização destes mercados menos plausível, por outro é nestes setores onde se encontra o maior interesse comercial brasileiro. A remoção destas maléficas práticas comerciais é ponto nevrálgico nas negociações comerciais brasileiras em todos os foros internacionais.

No Brasil, a produtividade média da produção de grãos praticamente dobrou comparativamente a 1980, passando de cerca de 1,2 ton/ha para a casa de 2,6 ton/ha na virada do século, mostrando ser insuperável a produtividade dos brasileiros. Segundo a CNA a soja poderia gerar mais US$ 4 bilhões de recursos adicionais na exportação não fossem os subsídios nos EUA que deprimem os preços internacionais. ( O Estado de São Paulo )

Banner Evento Mobile