
De acordo com o engenheiro André Ricardo da Costa, gerente regional de vendas da Eutectic do Brasil, a escolha ideal do consumível de soldagem é fundamental para que se consiga maior vida útil destes elementos de desgaste, reduzindo assim os custos de manutenção e reparo.
Este, inclusive, será o tema de sua palestra durante o “Curso de Recepção, Preparo e Extração: Projeto, Operação, Manutenção e Segurança”, promovido pela ProCana Brasil e Sinatub Tecnologia. O evento acontece na próxima semana, entre os dias 26 e 27, no hotel Dan Inn Hotel, em Ribeirão Preto, SP. “Os consumíveis de soldagem desenvolvidos para revestimentos protetivos podem contribuir na preservação dos ativos de todas as indústrias, características inerentes aos processos podem levar ao desgaste prematuro dos equipamentos ou de partes deles”, aponta o engenheiro.
Questionado sobre os principais problemas vividos nesta área, Costa lembra da necessidade em se otimizar todos os processos dentro de uma unidade industrial. “No setor sucroenergético, onde os equipamentos sofrem desgastes desde a área agrícola até a entrega do açúcar ou etanol, podem ocorrer perdas de produtividade no processo, principalmente no que tange a extração dos açúcares recuperáveis da cana. Quando se observa os equipamentos de preparo e moagem da cana em detalhes, suas perdas dimensionais geradas pelo desgaste por abrasão podem levar a perda expressiva de extração, pois seus componentes perdem as dimensões de projeto com rapidez e assim perdem em eficiência”.
Como solução, ele cita a qualidade dos produtos utilizados como ponto principal. “É preciso ter critério na escolha dos materiais de revestimento. Para cada aplicação é importante considerar todos os fatores relativos a eles, como mecanismo de desgaste, elemento ou componente de resistência ao desgaste, processos de fabricação e de aplicação destes consumíveis e suas estruturas metalográficas, que se formam durante a aplicação, já que este conjunto de fatores é determinante na maior ou menor eficiência na preservação dos ativos das indústrias”, finalizou.
O curso é voltado para todos os usuários envolvidos com projeto, operação, manutenção, moagem e extração das usinas, englobando diretores, gerentes, supervisores, encarregados, engenheiros, projetistas e técnicos.
Mais informações e inscrições através do telefone (16) 3911-1384 ou pelo site www.sinatub.com.br.
Serviço
Curso: Recepção, Preparo e Extração: Projeto, Operação, Manutenção e Segurança
Local: Hotel Dan Inn, Ribeirão Preto, SP
Data: 26 e 27 de setembro
Mais informações: www.sinatub.com.br