Mercado

A ação dos empresários na exportação

Existe um consenso entre os candidatos à Presidência do Brasil de que a promoção de exportações é a saída para diminuir a dependência externa do País, baixar as taxas de juros, gerar empregos e promover o desenvolvimento, consolidando as economias regionais internas. Mas essas exportações não se darão por um ato voluntarista. Elas demandam acordos comerciais prévios, até porque envolvem a questão tarifária. E precisam também da atividade dos empresários interessados em desenvolver negócios no exterior.

O que todos buscam é a complementaridade das economias, de forma que se consiga obter o máximo de resultados de forma positiva para exportadores e importadores. De acordo com tais intenções, convém estimular a organização de “joint ventures”, associações, acordos operacionais, fusões e incorporações de empresas de países cujas cadeias produtiva e de consumo se complementem.

Com isso, troca-se a visão da vantagem competitiva pela vantagem da complementaridade econômica. Deve-se levar em conta principalmente que a formação de uma “joint venture” pode funcionar como um seguro contra políticas protecionistas. (Gazeta Mercantil)

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