A prova de que o Gerenciamento de Projetos é uma carreira promissora pode ser constatada pelo Estudo de Benchmarking em Gerenciamento de Projetos Brasil 2009, realizado pelo PMI – Project Management Institute. A pesquisa mostra, entre outros fatores, o perfil de importantes setores da economia em relação ao Gerenciamento de Projetos. Segundo o Estudo, 80% das empresas alocadas no Brasil não possuem nenhuma resistência quanto ao Gerenciamento de Projetos.
Ao longo dos seis anos de pesquisa, o PMI observou que a cada novo estudo, novas empresas aderem à pesquisa, participando com um nível de profundidade que contribuiu significativamente para o aumento de qualidade dos resultados apresentados. “A carreira de Gerente de Projetos está mais bem aceita no mercado brasileiro a cada ano, e esse resultado tende a aumentar ainda mais”, diz Paulo Affonso Ferreira, presidente do PMI, Capítulo São Paulo.
Quase 80% das empresas estudadas responderam que o Gerenciamento de Projetos constitui em algo fundamental ou importante, com grandes benefícios para o sucesso dos projetos.
De acordo com Paulo, “o profissional que se certifica em Gerenciamento de Projetos tem mais chance de ocupar cargos de alto nível”. O Estudo mostra que 45% dos Gerentes de Projetos ocupam cargos de alto nível nas empresas e 38%, de nível intermediário, rumo a melhores condições. É interessante ressaltar que os profissionais que possuíam cargos de altos níveis nas Organizações, mas ainda não eram certificados, são responsáveis 72% das certificações das empresas no último ano.
Tal a importância da certificação, que a maioria das empresas pesquisadas (73%) já possui ou pretende instalar um programa de Capacitação Formal em Gerenciamento de Projetos, seja interno ou com a ajuda de fornecedores.
Perfil dos Gerentes de Projetos
Muitas pessoas pensam que, para ocupar cargos em Gerenciamento de Projetos, precisam atuar na área de Tecnologia da Informação. Porém, o Gerente de Projetos possui diversos segmentos de atuação que percorrem desde a implantação dos procedimentos de atendimento a clientes até o desenvolvimento de um novo software, desde a construção de uma ponte até a revisão dos processos de venda para aumentar o lucro e possibilidade de novos negócios.
A pesquisa mostra o paradoxo entre as habilidades valorizadas e as características mais procuradas nos Gerentes de Projetos. De um lado as habilidades mais valorizadas são: liderança, comunicação, conhecimento na área. Porém, as habilidades deficientes são: comunicação, gerenciamento de conflitos, conhecimento na área.
Esse resultado mostra que o profissional que almeja ser Gerente de Projetos será valorizado na área se possuir as características citadas e poderá atuar de forma plena seja em um projeto de comunicação ou TI. Um profissional pode ser Gerente de Projetos e atuar em diversas áreas, como mostra o Estudo.
Além do campo de atuação ser abrangente, um dos fatos que atrai muitos profissionais para o Gerenciamento de Projetos é o rendimento mensal. O fato é que três quartos dos profissionais que atuam no Gerenciamento de Projetos recebem salários de 5 a 15 mil reais mensais.
“Gerentes de Projetos são muito bem vistos no mercado nacional e internacional. As empresas já perceberam quão importante, é a contribuição desse profissional para seus negócios. Isso justifica os altos salários e a oferta de vagas no mercado”, completa Ferreira.
Evento
Para valorizar ainda mais a rede de relacionamentos e a troca de conhecimento entre Organizações e Gerentes de Projetos, o PMI São Paulo irá realizar, nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2010, no Bourbon Convention Ibirapuera (Av. Ibirapuera, 2927 – Moema – SP) a 10ª edição do Seminário Internacional de Gerenciamento de Projetos. Informações: http://www.pmisp.org.br/xseminario