Mercado

50 ônibus passam a usar etanol no lugar do diesel em SP

A Viação Metropolitana recebeu hoje os 50 ônibus a etanol que vão circular na capital paulista. A empresa Metropolitana investiu mais de R$ 20 milhões, financiados pelo BNDES, para a aquisição de 50 veículos a etanol para sua frota, que totaliza 330 ônibus urbanos.

Segundo o presidente da da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Marcos Jank, uma das principais vantagens dos novos ônibus movidos a etanol, que passam a circular este mês, é a substituição do combustível fóssil e altamente poluente por outro bem mais limpo e renovável. “Ganha a saúde pública com a redução das emissões, sem contar o fato de São Paulo tomar a dianteira entre os municípios brasileiros no combate às mudanças climáticas. A cidade também avança no cumprimento da lei municipal que trata sobre esse tema,” afirmou o presidente da UNICA durante a solenidade, que contou com a presença de autoridades municipais e representantes das empresas e entidades envolvidas com o lançamento do ônibus.

Para o consultor de emissões e tecnologia da UNICA, Alfred Szwarc, que também participou da solenidade, a iniciativa começa a atender à legislação municipal, que prevê a substituição integral de combustíveis fósseis por renováveis no transporte urbano até o ano de 2012. “Acredito que este seja um passo determinante para o futuro dos transportes públicos no País, com ganhos significativos para a população já que o etanol reduz em até 80% a emissão de gases de efeito estufa quando comparado ao diesel,” explica.

Acordo

De acordo com convênio firmado em novembro de 2010 com a Prefeitura de São Paulo, a Scania é responsável pela produção dos motores e chassis, sendo que a carroceria será montada pela Caio. Os veículos serão operados pela Viação Metropolitana, ficando o fornecimento do etanol e do aditivo com a UNICA. A entrega do combustível final fica com a Raízen, empresa que resultou da joint-venture entre o Grupo Cosan e a Shell.