Pesquisa

2ª edição da Pesquisa “Mulheres da Cana-de-Açúcar” amplia foco na inclusão feminina no setor sucroenergético

Iniciativa busca atualizar dados sobre a presença e desafios das mulheres no setor

2ª edição da Pesquisa “Mulheres da Cana-de-Açúcar” amplia foco na inclusão feminina no setor sucroenergético

O movimento de inclusão e reconhecimento do papel feminino na cadeia produtiva da cana-de-açúcar ganha mais força com a abertura da 2ª edição da pesquisa “Mulheres da Cana-de-Açúcar”. Organizada pelo Cana Substantivo Feminino, em parceria com o portal CanaOnline e a Ação Consultoria de Educação Corporativa, a pesquisa envolve todas as áreas do setor sucroenergético, incluindo usinas, empresas fornecedoras de produtos e serviços, e produtoras rurais.

Em 2023, o primeiro levantamento foi realizado com o apoio da Ação Consultoria de Educação Corporativa, marcando um momento histórico ao mapear a presença das mulheres no setor. Denominada “Pesquisa Mulheres da Cana-de-Açúcar”, a iniciativa trouxe à tona números relevantes que refletiram a evolução da inserção feminina, os principais gargalos enfrentados e as oportunidades de crescimento e desenvolvimento. O estudo também identificou ações necessárias para promover uma participação mais significativa das mulheres no segmento.

O resultado da primeira edição foi apresentado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, realizado no dia 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto-SP. Além disso, o estudo foi um dos pilares para o lançamento do livro “Mulheres da Cana-de-Açúcar”, apresentado durante o evento.

Agora, em 2024, a pesquisa entra em sua segunda edição, com o objetivo de atualizar os dados e analisar o atual cenário da participação feminina na cadeia bioenergética. A coleta de informações ocorrerá até dezembro de 2024, e o resultado será apresentado em grande estilo no 13º Encontro Cana Substantivo Feminino, programado para o dia 21 de março de 2025, novamente no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto-SP. Na ocasião, será também lançada a 2ª edição do livro “Mulheres da Cana-de-Açúcar”, trazendo novas histórias e estatísticas sobre a presença feminina no setor.

A nova pesquisa se propõe a ser ainda mais abrangente, ampliando o número de participantes e abordando questões atuais, como a implementação de políticas de inclusão, o impacto da digitalização no trabalho das mulheres no campo, e o papel das lideranças femininas na sustentabilidade do setor. Ela é composta por três questionários, cada um direcionado a diferentes públicos do setor. O primeiro questionário é voltado para as áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas das unidades sucroenergéticas, acessível no link https://pt.surveymonkey.com/r/mulheres_unidades2024. O segundo, voltado para empresas fornecedoras de produtos e serviços, pode ser acessado em https://pt.surveymonkey.com/r/mulheres_fornecedoras2024. Já o terceiro questionário é destinado às produtoras de cana, e está disponível em https://pt.surveymonkey.com/r/mulheres_produtoras2024.