Mercado

1º Dia de Campo Braquiarão - Nelore FZEA/USP

Os objetivos do 1º Dia de Campo Braquiarão ­ Nelore são divulgar as técnicas de manejo de pastagens aos produtores rurais, mostrar a viabilidade de se manejar considerando a disponibilidade de forragem associada a taxa de lotação (104 UA em apenas 25 hectares) em pequenas áreas, procurando atingir a capacidade de suporte da pastagem, a viabilidade de trabalhar com o método da lotação rotacionada e tornar conhecidas as informações sobre a utilidade do besouro rola-bosta africano (Digitonthophagus gazella), tanto na incorporação das fezes ao solo como no controle biológico da mosca-dos-chifres.

O evento, que acontecerá no próximo dia 20, está sendo organizado pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, em Pirassununga, em parceria com a Fort Dodge Saúde Animal, Calcário Itaú, Multipec, Sementes Maschietto, Bit Company. A parte teórica será apresentada no auditório do campus, em Pirassununga, e a parte prática no Curral Santa Maria. Participarão no máximo 200 pessoas, entre técnicos e produtores rurais, portanto é essencial fazer a pré-inscrição com antecedência, pois as vagas são limitadas.

O projeto, coordenado pelos professores doutores Valdo Rodrigues Herling e Pedro Henrique de Cerqueira Luz, começou há dois anos. A equipe está avaliando os componentes de pastagens, que inclui o solo, a planta, o animal e a influência do clima na produção, associada às técnicas de manejo. ³Conhecer as técnicas, utilizadas pela pesquisa, pode melhorar o desempenho da propriedade, e é isso que queremos², afima Herling. O braquiarão representa a maior parte das áreas de pastagens cultivadas e o Nelore, a força do rebanho brasileiro, por isso foram os escolhidos para o projeto. A partir da análise dos dados da pesquisa, será possível conferir qual é o equilíbrio ideal entre a capacidade de suporte e o melhor desempenho em ganho de peso.

A abertura do Dia de Campo será feita às 9 horas, pelos Professores Doutores José Bento S. Ferraz, diretor da FZEA, e Marcus A. Zanetti, prefeito do campus. Em seguida terão início as palestras com os seguintes temas: Projeto Braquiarão-Nelore, Cerca elétrica, Controle biológico da mosca-dos-chifres e Calagem e adubação das pastagens.

Para participar do 1º Dia de Campo Braquiarão – Nelore FZEA/USP os interessados deverão acessar as informações que estão disponíveis no site www.fzea.usp.br. As inscricões são on line e devem ser realizadas até o dia 19 de maio, com limite de 200 participantes.

Informações adicionais:

CONTATOCOM

Jornalista responsável: Miro Negrini (MTb 19890/SP)

E-mail: [email protected] / Cel: 55 [11] 9911-2666

Pabx: 55 [15] 224-1000 / www.contatocom.com.br