Mercado

18 setores tiveram maior geração de novos empregos

Em setembro passado, 18 dos setores que foram analisados pela pesquisa (80%) das entidades representantes do setor industrial tiveram comportamento positivo na geração de emprego. A atividade com melhor desempenho no período foi a produção de móveis (1,9%). Produtos diversos fechou com alta de 1,4%, empatado com equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos.

O setor de fabricação de coque, produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis liderou as baixas no mês, com fechamento de 1,2% das vagas de trabalho. Produtos farmacoquímicos e farmacêuticos apresentou queda de 0,2%, assim como produtos alimentícios.

Quanto ao comportamento das Diretorias Regionais, a maioria (28) teve aumento no quadro de funcionários, seis fecharam vagas e duas ficaram estáveis. O destaque fica com Matão (3,02%), região que mais contratou. Sorocaba aparece em segundo lugar com acréscimo de 1,69%, seguida por Diadema, qu e avançou 1,29% no período.

Entre as regiões com cenário diferenciado, com maior desempenho negativo, Jaú teve o pior resultado do mês, com queda de 1,13%. As outras duas regiões com maior redução de empregos foram Botucatu (-0,58%) e Bauru (-0,57%).