Mercado

100% dos canaviais paulistas aderem ao protocolo agroambiental

Com a adesão dos treze mil fornecedores do setor sucroalcooleiro, representados pela Orplana (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil), aderiram ao Protocolo Agroambiental, acordo que antecipa os prazos para o fim das queimas nos canaviais do Estado de São Paulo e estipula ações de sustentabilidade ambiental. Os fornecedores representam 25% da produção total de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, que é o principal estado produtor de cana do País, respondendo por mais de 50% da produção nacional. Com esta adesão, toda a linha de produção de açúcar e álcool do Estado passa a ser coberta pelo Protocolo Agroambiental.

Em junho do ano passado, a Unica, representando as indústrias de açúcar e álcool do Estado, assinou o protocolo. Até agora, 141 das 170 indústrias do setor aderiram ao acordo, segundo informações do governo do Estado de São Paulo.

A assinatura do documento foi realizada, nesta segunda-feira (10/03/08), no Palácio dos Bandeirantes, no mesmo evento em que foram apresentados os resultados da queima da palha da cana-de-açúcar nas safras 2006/2007 e 2007/2008.

O evento organizado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Secretaria de Estado da Agricultura, Orplana e Unica (União da Indústria de Cana de Açúcar), contou também com a presença do secretário estadual da Agricultura, João Sampaio, do presidente da Orplana, Ismael Perina Júnior, do presidente da Unica, Marcos Jank, e do presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Bazileu Alves Margarido Neto.

As informações partem da Unica.