Tirando o óleo diesel, o que estiver nas outras bombas ele traça. Além de utilizar álcool, gasolina ou a mistura dos dois em qualquer proporção, o Astra 2.0 Multipower também é movido a Gás Natural Veicular (GNV). Vendido apenas na configuração Sedan, tem preço inicial alto. São R$ 55.532 para a versão de entrada Comfort. Esse valor, no entanto, está apenas 5,6% acima de um Astra equivalente com motor bicombustível, o Sedan 2.0 Flexpower, que utiliza álcool e/ou gasolina e sai por R$ 52.586. A versão Multipower é vendida desta forma pelas concessionárias Chevrolet, já vem com o equipamento para gás, embora a adaptação seja feita em uma empresa especializada (a Rodagás), e não dentro da GM.
Diferente dos kits mais comuns, o equipamento tem quatro injetores de gás em vez de apenas um.
O kit vem com um cilindro de 8 metros cúbicos. Um segundo cilindro custa R$ 1.016. A opção pelo par rouba bom espaço do porta-malas. Dos 460 litros sobram 249. Até o Celta tem volume maior no porta-malas, 260 litros. Desempenho razoável Embora a gasolina e o álcool percorram o mesmo caminho do tanque ao motor e possam ser usados, puros ou misturados, o gás tem umcircuito só seu dos cilindros até o motor.
Para utilizá-lo é preciso mudar uma chave no painel. Neste momento nota-se uma pequena perda de rendimento do gás emrelação ao álcool ou gasolina, mais fácil de perceber nas saídas de farol e retomadas sem redução de marcha. E o peso extra do equipamento (o Multipower tem 140 quilos a mais) acaba interferindo um pouco no desempenho do carro. Nas curvas, porém, não se nota diferença de comportamento. O carro é bem equilibrado e estável. Seus freios também agradam. Põe R$ 10 aí! Com base no preço médio dos três combustíveis (pela pesquisa do InformEstado) e respectivos consumos em cidade informados pela GM, chega-se a resultados surpreendentes. Com uma nota de R$ 10 só se rodam 44,8 km com gasolina.
Com o mesmo dinheiro já se percorrem 55,8 kmcom álcool.
Agora balance a nota de R$ 10 para o frentista e peça gás. Você rodará 122 km! Uma desvantagem do GNV ainda é a baixa autonomia: mesmo com os dois cilindros e rodando na estrada, o Multipower só percorre cerca de 240 km. Pela capacidade dos cilindros daria para rodar um pouquinho mais, perto de 280 km, mas o sistema muda sozinho para o combustível líquido quando o gás atingir 15% de seu nível. O restante do GNV fica de reserva para facilitar as partidas a frio quando se roda com álcool.