JornalCana

Mercado realiza lucros e faz cotações do petróleo recuarem

A realização de lucros no mercado internacional de petróleo ontem acabou fazendo com que as cotações fechassem em queda. O barril tipo do óleo tipo Brent para entrega em dezembro foi negociado a US$ 28,41 na Bolsa Internacional de Petróleo de Londres (IPE), com queda de 0,66%. Com queda de 0,13%, o barril do óleo tipo WTI para entrega no mesmo mês foi vendido a US$ 30,26 na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).

Na sessão de quarta-feira, os preços dos barris foram impulsionados pelos relatórios sobre os níveis dos estoques de combustível dos Estados Unidos, divulgados pelo Departamento de Energia norte-americano (DOE) e pelo Instituto Americano de Petróleo (API). O mercado esperava uma alta de até 3 milhões de barris nas reservas de petróleo na semana encerrada no dia 31 de outubro. Entretanto, o DOE afirmou que as reservas de petróleo cresceram em 100 mil barris, para 291,9 milhões de barris, no período. Os estoques de gasolina caíram em 2,5 milhões de barris, para 191,3 milhões. Já as reservas de destilados – que inclui óleo para calefação -, recuaram em 1,3 milhões de barris para 132,7 milhões de barris.

Contrariando o DOE, o API disse que os estoques de petróleo diminuíram em 1,4 milhões de barris, para 292,2 milhões. Os reservatórios de destilados subiram em 200 mil barris, totalizando 128,8 milhões de barris. Em relação à gasolina, o API registrou um declínio de 1,8 milhão de barris, para um total de 192,6 milhões de barris.

Os números preocuparam o mercado, que teme uma escassez de produtos durante a temporada de inverno no hemisfério norte, quando o consumo aumenta. Com isso, as cotações, na quarta-feira, subiram mais de 5%. Alguns analistas, entretanto, consideraram o movimento de alta exagerado, com o argumento de que os números divulgados ainda representam um nível bastante confortável de abastecimento.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram