JornalCana

Mercado petrolífero vai sofrer pressões de todos os lados

Prever que os preços do petróleo podem ser voláteis em um determinado ano é dizer o óbvio. Mas as atuais tendências políticas e econômicas são tantas que, para analistas do setor, 2003 poderá ser o ano mais instável da última década. “Todos os fatores que podem afetar o mercado do petróleo estão conosco neste ano”, disse Amy Myers Jaffe, conselheira-sênior de Energia no Instituto James A. Baker III para Política Pública, da Universidade Rice.

“Pode haver guerra no Oriente Médio”, afirmou Jaffe. “Há a Venezuela. Existe a possibilidade de uma guerra de preços entre os produtores da Opep e os outros. E quanto a um conflito trabalhista na Nigéria? Ele pode acontecer.

Este ano pode ser a montanha-russa das montanhas-russas”. O barril do petróleo bruto de referência (light sweet crude) encerrou 2002 em US$ 31,20 na Bolsa Mercantil de NovaYork.

Em média, o preço do petróleo ficou em cerca de US$ 26 o barril em 2002 – resultado, em grande parte, de uma série de cortes na produção feitos pela Opep. O impacto pleno desses cortes apareceu nos mercados globais perto do fim do verão do Hemisfério Norte, justo quando o governo Bush começou a ameaçar o Iraque com uma guerra. ( O Estado de São Paulo )

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram