JornalCana

Mercado externo atrai menos e venda de etanol diminui 44% em setembro

O mercado externo de etanol não está tão favorável neste período do ano como esteve em 2012. As exportações de setembro recuaram para 296 milhões de litros, um volume 44% inferior ao de igual período de 2012.

Esses dados indicam ainda uma retração de 36% em relação ao volume de agosto, segundo o Ministério do Desenvolvimento.

Sem contratos de longo prazo, as exportações ficam à mercê das janelas de oportunidades, que não são tão boas no momento, afirma Antonio de Padua Rodrigues, diretor da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar).

Um dos motivos da queda das exportações são os preços internos, mais favoráveis do que os externos. Os dados do Consecana indicam que o valor do etanol anidro para exportação é de R$ 1,272, abaixo do R$ 1,277 do mercado interno.

Outro fator de desaceleração das vendas externas é o recuo do dólar. Menos favorável nas últimas semanas, torna o produto brasileiro menos competitivo. O etanol brasileiro perde espaço também nos Estados Unidos, principal mercado, porque houve redução das vantagens financeiras do etanol de cana em relação ao de milho.

O Brasil exportou 3,7 bilhões de litros no ano passado, mas o volume deverá recuar para 2,7 bilhões neste ano, segundo a Unica.

Se confirmada essa estimativa da entidade, ainda resta 1 bilhão de litros para ser colocado no mercado externo nos próximos seis meses, uma vez que as exportações somam 1,7 bilhão até agora.

Apenas de outubro a dezembro do ano passado, as exportações haviam atingido 1 bilhão de litros, aponta o diretor técnico da Unica.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram