JornalCana

Mercado de etanol vai crescer pouco, diz Gabrielli

Dificilmente o mercado global de etanol vai atingir a escala que existe hoje no Brasil, de acordo com o presidente da Petrobrás, Sérgio Gabrielli. Segundo ele, nos próximos 30 anos o crescimento do etanol no mercado mundial será pequeno, devendo ficar entre 5% e 15% do total de combustíveis consumido no mundo em automóveis.

“A grande expansão continuará ocorrendo no Brasil, onde o combustível alternativo será cada vez mais a gasolina”, disse ele, ressaltando que as novas refinarias da Petrobrás não produzirão mais gasolina, apenas diesel e outros subprodutos.

Gabrielli trabalha com a expectativa de que, em 2020, o consumo de gasolina será apenas 17% do total de combustíveis utilizados no Brasil. “Vamos produzir cada vez mais etanol.”

Para Gabrielli, isso não significa que o fluxo de etanol não crescerá no mundo. Ele prevê que o comércio mundial de etanol deverá aume! ntar dez vezes até 2020. Porém, é um aumento pequeno perto do que ocorre no mercado interno, provocado pelo carro bicombustível.

Gabrielli acredita que esse aumento no fluxo internacional, mesmo limitado, vai mudar a posição do Brasil e do Sudeste Asiático no comércio mundial e até na geopolítica. Ele disse também que a matriz energética brasileira deverá permanecer cada vez mais renovável em relação ao mundo.

Atualmente, 45% da matriz brasileira é renovável, ante 13% no mundo. “Este crescimento da participação de energias renováveis na matriz brasileira deve-se principalmente aos carros bicombustíveis.”

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram