JornalCana

Mercado de açúcar vive momento crucial, diz analista

O mercado global de açúcar está em um momento crucial no qual as produções futuras no hemisfério norte dependem de um bom clima no curto prazo para poderem trazer algum alívio à situação de elevada demanda do Brasil, disse à Reuters o analista Jonathan Kingsman.

O analista, um dos mais respeitados no mercado e fundador da Kingsman SA, empresa de consultoria sediada em Lausanne, acredita que os problemas nos portos brasileiros com atrasos para o embarque de açúcar devido à elevada procura podem se arrastar pelo restante da safra do centro-sul se estiagens reduzirem a produção em alguns países importantes.

“Eu chamaria o momento de ponto crucial, porque em várias partes do mundo lavouras estão ficando muito dependentes do clima. Há seca na Europa, na Ásia, então se isso afetar a produção poderemos ver um aperto no mercado de açúcar e os preços poderiam subir muito”, disse Kingsman à Reuters na noite de terça-feira, após participar de um encontro com traders e executivos de usinas em um hotel em São Paulo.

“Se não afetar, se chover, se o tempo ficar bom, então nada acontece”, afirmou, acrescentando que nessa situação os futuros do açúcar bruto em Nova York deveriam permanecer no intervalo entre US$ 0,15 e US$ 0,18 por libra-peso. “Eu acho que há mais potencial para subir do que para cair, mas vai depender do clima”.

Jonathan Kingsman, ex-trader da Cargill, também foi operador de futuros na ContiCommodity e na Paine Webber, antes de abrir sua própria corretora em 1990, que posteriormente se tornou uma consultoria que aconselha grandes grupos industriais, bancos, tradings e fundos de hedge.

Inscreva-se e receba notificações de novas notícias!

você pode gostar também
Visit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram